SIEX - Sistema de Informações de Extensão

27709 - 1º Hackathon da Receita Federal - Polo SJC
Ano Base: 2025
Tipo de ação: EVENTO
Programa preliminar

Programa preliminar: Durante o hackathon, seguimos um fluxo dividido em quatro etapas para construir a melhor solução. Primeiro, buscamos o entendimento das fronteiras do problema. Depois, partimos para a pesquisa, levantando possíveis soluções. Em seguida, definimos as prioridades, organizando as atividades que precisam ser realizadas e o que será entregue em cada fase. Por fim, entramos em ação, executando as atividades para transformar as ideias em resultados práticos. O Hackathon da Receita Federal será realizado em 3 dias: inicia-se no dia 30/05 ao meio dia, segue até 01/06 à tarde. No Polo SJC, as equipes poderão ocupar espaços disponibilizados para trabalho em grupo e receberão mentoria de docentes e estudantes de pós-graduação da Unifesp.

Objetivos e Resultados Esperados: O Hackathon da Receita Federal tem como principal objetivo reverter mercadorias apreendidas pela Receita Federal em soluções de impacto social e ambiental escaláveis. A ideia é estimular a criatividade dos participantes para dar um novo propósito a esses materiais, desenvolvendo iniciativas que possam beneficiar comunidades e gerar impacto positivo de longo prazo. Os objetos que serão trabalhados nessa primeira edição (2025) do evento são cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes.

Programação do evento: Cronograma 30/05/2025 - Sexta-feira Credenciamento dos participantes - 12h30 Confirmação de presença dos inscritos, organização dos presentes no espaço destinado ao evento em cada um dos polos e entrega de crachás e kit de boas vindas, contendo: mochila e fone de ouvido. Cerimônia de abertura - 13h30 A cerimônia será realizada no polo Bauru, conduzida por um apresentador, e transmitida online aos outros polos participantes. O Prof. Dr. Marcelo Carbone e um representante da Receita Federal farão breves falas sobre a importância do evento. Haverá também uma palestra rápida de um médico sobre saúde pública, relacionada aos impactos dos cigarros eletrônicos. Maratona de inovação: 14h até 01/06/2025 às 14h Nesse momento as equipes inscritas recebem os cigarros eletrônicos para iniciarem os trabalhos e outros materiais que podem ser disponibilizados para auxílio. Durante essas 48h as equipes podem pesquisar, debater, escrever e buscar soluções ao problema proposto. Esse é um momento bastante importante, no qual surgirão ideias e propostas diversas. Cabe destacar que os responsáveis pelo hackathon em cada polo podem acompanhar, conversar e orientar os participantes. 01/06/2025 - Domingo Entrega - 14h A entrega da solução proposta, seja ela um projeto ou produto, por exemplo. Deverá ser feita em um modelo e formato de apresentação a ser disponibilizado pela comissão organizadora do Hackathon. As equipes devem preencher o documento e enviar em um link ou endereço de e-mail que será disponibilizado a todos, durante esse horário. Às 14h será encerrado o prazo para o envio das propostas e em seguida iniciarão as apresentações das propostas pelas equipes. Apresentação da solução - 14h às 16h Cada equipe inscrita terá o tempo de 5 a 10 minutos para apresentação da solução à comissão julgadora, a depender do número de equipes inscritas. Haverá uma banca de pré-avaliação em cada polo tecnológico, que selecionará os 3 projetos de maior destaque, no prazo de até duas horas. Esses projetos serão depois avaliados pela banca geral, composta por representantes da Receita Federal, especialistas e integrantes da equipe de coordenação do projeto. O formato de avaliação e o tempo de apresentação serão anunciados durante a cerimônia de abertura. A ordem de apresentação das equipes será definida por sorteio. 01/06/2025 Avaliação e encerramento - 16h às 17h30 A comissão julgadora fará a avaliação por meio de pontuação dos critérios definidos no regulamento do 1o Hackathon da Receita Federal e definirá as equipes vencedoras, com transmissão online para todos os polos. Haverá também uma fala de encerramento do evento.

Estratégias de Divulgação: A coordenação geral é realizada pelo Centro de Inovação Tecnológica (CITE) de Bauru em conjunto com a Receita Federal. O material de divulgação será disponibilizado pelo CITE e enviado ao DCI-Unifesp para adequação e divulgação nas redes da Unifesp. O Hackathon RFB conta com Instagram ativo no endereço: https://www.instagram.com/hackathonrf