SIEX - Sistema de Informações de Extensão

INFORMAÇÕES GERAIS

AÇÃO
Código PROEC: 26007
Ano Base: 2024
Título da ação: FERRAMENTAS DIGITAIS NO APOIO À PESQUISA DOCUMENTAL: O USO DO ZOTERO
Tipo de ação: CURSO DE EXTENSÃO
PERFIL
Linha programática ou de extensão: Educação Continuada
Área tematica: EDUCAÇÃO
Caracterização: INICIAÇÃO
Modalidade: A distância
Grande área de conhecimento (CNPq): CIÊNCIAS HUMANAS
Área de conhecimento (CNPq): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (Responsável Técnico Científico): FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Resumo: O Curso de Extensão "Ferramentas Digitais no apoio à pesquisa documental: o uso do Zotero¿ visa a apresentar noções básicas sobre o uso de tecnologias digitais para a organização e sistematização de pesquisas de caráter documental. Um dos desafios que se impõem a quem se envereda por esse tipo de atividade é justamente estabelecer um modo de trabalho mais eficiente e mais ágil, já que a coleta documental no âmbito das atividades de pesquisa por si costumar ser marcada por barreiras decorrentes da falta de consciência histórica e da preservação documental em nosso país. Tendo como base reflexões advindas da e-História, que alia a historiografia com o campo das tecnologias digitais, o curso de extensão se direciona a qualquer pessoa que se interesse pela organização de fontes documentais, pelo princípio da formulação de instrumentos de pesquisa. O curso centrar-se-á na ferramenta Zotero, que se configura como um software gerenciador de referências. Essa ferramenta é de acesso livro, com código aberto, o que a permite auxiliar qualquer pessoa gerenciar materiais bibliográficos relacionados a uma atividade de pesquisa ou organização documental. Dessa maneira, o curso poderá ser útil a estudantes de graduação e pós-graduação, a professores e gestores escolares, assim como a historiadores, arquivistas e bibliotecários.
Observações aos interessados: Não informado
CURSO
Número de vagas: 25
Período de inscrição: 28/08/2024 a 29/08/2024
Inscrição: Site Específico
Site: Inscrição será realizada pelo email: nipell.unifesp@gmail.com
Responsáve(is) pelas inscrições: FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Período de realização: 02/09/2024 a 02/09/2024
Calendário de realização:

Para se inscrever em atividades da programação com inscrição avulsa, é necessário estar inscrito na ação principal, acessar dentro do prazo estipulado a ficha de inscrição na área do participante e selecionar a atividade desejada.

Período Caracterização Título Inscrições avulsas

02/09/2024 - 10:00 a 12:00

OFICINA

O que é a e-História e as Tecnologias digitas na historiografia

Não há

02/09/2024 - 13:00 a 19:00

OFICINA

Apresentação do Zotero e atividades práticas de uso

Não há

Local de realização: Não informado
Pré requisito: Não informado
Carga horária: Total: 8 h ( Prática: 6 h - Teórica: 2 h )
Taxas: Inscrição
Gratuita
Processo seletivo: Não há
Parceria/Convênio: Não
Mais informações: Não há
Site de divulgação: Não informado
Plano de ensino: Visualizar
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Nome do contato: Simone de Oliveira
Telefones: (11) 3385-4213 - Ramal/VOIP: 6061
Email: oliveira.simone@unifesp.br

Inscrições encerradas em 29/08/2024