INFORMAÇÕES GERAIS
Código PROEC: | 26541 |
Ano Base: | 2024 |
Título da ação: | Educação Escolar: Oficina da aula - aprender a ensinar |
Tipo de ação: | CURSO DE EXTENSÃO |
Linha programática ou de extensão: | Educação Continuada |
Área tematica: | EDUCAÇÃO |
Caracterização: | ATUALIZAÇÃO |
Modalidade: | Presencial |
Grande área de conhecimento (CNPq): | Grande Area Não Informada |
Área de conhecimento (CNPq): | Especialidade Não Informada |
Coordenador (Responsável Técnico Científico): | VERILDA SPERIDIAO KLUTH |
Resumo: | O presente curso, vinculado ao Projeto Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Educação escolar - aprender a ensinar, tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os professores da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias afins. Este curso visa a compreensão dos múltiplos aspectos e significados da aula. Mas o que é uma aula? Há algo em comum entre suas variações: o espaço físico da sala onde um(a) professor(a) fala para uma plateia passiva ou reativa, raramente ativa. Nosso segundo propósito é passar do diagnóstico à imaginação de alternativas. É preciso superar a melancolia paralizante da ¿crise da educação¿ atrevendo-se a pensar outra escola, radicalmente outra. Outra escola requer outro(a) professor(a). O terceiro e principal propósito da Oficina da aula é, pois, ensinar a aprender. Mas, para isso, é preciso que o(a) professor(a) (re)aprenda a aprender. Daí ¿oficina¿, esse lugar onde se exerce um ofício. Ofício é prática, ação. Portanto, não pretende teorizar, mas reiventar a aula a partir da prática docente a partir de técnicas teatrais propostas por Augusto Boal em Jogos para atores e não-atores. Com elas, pretendemos que os(as) próprios(as) docentes se exponham às contradições do seu fazer, vejam e se vejam em seu papel de professores(as), tomem consciência de suas potências e daquilo que as aniquila, permitam-se, enfim, criticar, pensar, imaginar, criar, inventar a aprendizagem agora não mais como meros(as) reprodutores(as) de conhecimento pronto, mas como coautores(as) dele e promotores(as) dessa postura em sua prática escolar. |
Observações aos interessados: | O curso é presencial com duas aulas virtuais síncronas na plataforma Google Meet. Lembrando que a carga horária de atividades a distância em curso presencial precisa ser no máximo de 30% da CH total do curso). No ato da inscrição, o/a aluno/a deverá estar ciente dos seguintes pressupostos e tarefas: A. Consciência republicana do investimento social. B. Sincera disposição para os encontros. C. Abertura para o improviso e o imprevisto. D. Celulares desligados, durante os encontros. E. Compartilhamento de frutas, água e sucos nos intervalos. F. Portar seu copo ou caneca para evitar o descartável. G. Usar roupas e calçados confortáveis. H. Responder ao questionário ¿Quem é você?¿. I. Criar seu diário da oficina. A comprovação dos pré-requisitos serão realizadas no primeiro dia de aula. |
Número de vagas: | 35 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período de inscrição: | 01/02/2025 a 28/02/2025 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Inscrição: | Catálogo Unifesp Online | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período de realização: |
10/03/2025 a 23/06/2025 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Calendário de realização: |
Para se inscrever em atividades da programação com inscrição avulsa, é necessário estar inscrito na ação principal, acessar dentro do prazo estipulado a ficha de inscrição na área do participante e selecionar a atividade desejada.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Local de realização: |
SP Escola de Teatro Logradouro: AVENIDA RANGEL PESTANA, 2401 Bairro: BRAS CEP: 03001-000 Cidade/Estado: SAO PAULO/SP |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pré requisito: | Ser professor do ensino médio e fundamental. Deverá estar ciente dos seguintes pressupostos e tarefas: A. Consciência republicana do investimento social. B. Sincera disposição para os encontros. C. Abertura para o improviso e o imprevisto. D. Celulares desligados, durante os encontros. E. Compartilhamento de frutas, água e sucos nos intervalos. F. Portar seu copo ou caneca para evitar o descartável. G. Usar roupas e calçados confortáveis. H. Responder ao ¿Quem é você?¿. I. Criar seu diário | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: | Total: 45 h ( Prática: 45 h - Teórica: 0 h ) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Taxas: | Inscrição Gratuita |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Processo seletivo: | Não há | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Parceria/Convênio: | Sim | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Mais informações: | Não há | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Site de divulgação: | Não informado | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Plano de ensino: | Visualizar |
Nome do contato: | Verilda Speridão Kluth |
Telefones: |
(11) 3385-4137 - Ramal/VOIP: N/A |
Email: | kluth.verilda@unifesp.br |